Pensando em reforçar o movimento de combate ao câncer de mama, Pinhais desenvolverá ações com o intuito de chamar a atenção do público feminino para a importância do diagnóstico precoce e dos exames preventivos, como o auto-exame da mama. Em alguns prédios públicos da cidade o laço rosa simboliza a campanha.

Já as unidades de saúde terão horários de atendimento diferenciado, além de demais intervenções, como atividade no Bosque Municipal e distribuição de materiais educativos.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Com o objetivo de alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce da doença, o Outubro Rosa é considerado o mês de conscientização e combate do câncer de mama.

“Descobrir a doença no início é fundamental e, em muitos casos, o que determina o sucesso do tratamento”, destaca a vice-prefeita de Pinhais, Marli Paulino.  Sobre as ações municipais, ela defende que reforçam a preocupação do poder público com o bem estar da parcela feminina da população, ao passo que se adianta como uma chance a mais de prevenção da doença.

Idade

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), relativamente raro antes dos 35 anos, o câncer de mama tem incidência rápida e progressiva em pessoas acima dessa faixa etária, e isso tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em processo de desenvolvimento. Por isso, e como a idade é o principal fator de risco para a doença, toda mulher com 40 anos ou mais deve manter seu acompanhamento médico em dia, essencialmente até os 50 anos – depois disso, esse aumento ocorre de forma mais lenta, mas deve continuar inspirando cuidados. O ideal é que, até os 69 anos, a mamografia seja realizada a cada biênio, no mínimo. Porém, outros fatores de risco da doença também precisam ser considerados, como a vida reprodutiva e a densidade do tecido mamário, afora o histórico familiar, entre outras coisas.

Unidades de Saúde

Em Pinhais todas as Unidades de Saúde estarão tematizadas e o atendimento estendido visa proporcionar mais tempo para exames e consultas. “As atividades servem para sensibilizar a comunidade feminina da importância dos exames preventivos e diagnósticos precoces, e que é imprescindível cuidar da saúde em todas as fases da vida”, ressalta a secretária Municipal de Saúde, Vilma Serra.

Confira o cronograma das Unidades de Saúde

09/10 – USF Perdizes – campanha noturna das 17h às 21h

10/10 – USF Weissópolis – campanha noturna das 17h às 21h

11/10 – USF Tarumã – campanha noturna das 17h às 21h

11/10 – USF Maria Antonieta -campanha noturna das 17h às 21h

18/10 – USF Vila Amélia -campanha noturna das 17h às 21h

18/10 – USF Vargem Grande- campanha noturna das 17h às 21h

18/10 – USF Perneta-campanha noturna das 17h às 21h

21/10 – USF Perdizes-campanha noturna das 17h às 21h

25/10 – USF Ana Neri – campanha noturna das 17h às 21h

25/10 – USF Tebas – campanha noturna das 17h às 21h

30/10 – USF Esplanada – campanha noturna das 17h às 21h.

Abraço Rosa

No dia 27 de outubro, o Bosque Municipal de Pinhais será palco para uma atividade de mobilização, também com o intuito de reforçar a importância do cuidado e da prevenção.

A partir das 14h, o local estará aberto para a população, que se possível deve vestir roupas cor de rosa, para um abraço coletivo, além de demais atividades educativas e de recreação, tudo acompanhado de um ambiente tematizado de acordo com a proposta da campanha.