Com o objetivo de divulgar a recente produção dos artistas visuais, bem como estimular a pesquisa em arte, a criatividade e o desenvolvimento artístico, durante quase um mês o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann foi palco de uma exposição com 35 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e instalações adequadas ao contexto moderno e contemporâneo. Realizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer a Mostra encerrou na última quinta-feira, 10, se consolidando como mais um espaço para os artistas de Artes Visuais mostrarem todo o seu talento.

O Diretor de Cultura Laércio Sobral explica que a Mostra de Artes Visuais era a última parte que faltava para fechar o círculo nas linguagens artísticas culturais que são desenvolvidas para a comunidade e para a classe artística. “Buscamos valorizar todas as áreas através das atividades realizadas pelo Departamento de Cultura, com a Mostra de Artes Visuais resgatamos o lugar de destaque que esta área merece, valorizando sua importância no Município”, salienta Laércio.

O primeiro lugar da IV Mostra de Artes Visuais de Pinhais, ficou com a obra “Rosto Duplicado”, do artista Reinaldo Fabianovicz. Para ele, hoje é possível o artista criar inúmeras formas abstratas, porém de atratividade semelhante. “A exploração do mundo irregular, dotadas de formas de estilo e vitalidade adquire significação arquetipal, e de acordo com Jung fazem parte do inconsciente coletivo”, declarou o artista. Sua obra premiada foi esculpida em pedra sabão e arame de aço resinado e pintado e, corresponde as relações significativas, “um reforço para estabelecer um mundo humano em meio a um universo indiferente”, explica Reinaldo.

O segundo Lugar ficou com o Grupo Espaço de Artes Alex Oliver com a pintura coletiva “Excessos”, onde grossas camadas de tinta juntamente com muitas camadas de molduras compõem a obra instigante, onde tudo está em excesso.

E o terceiro Lugar ficou com a artista Valéria Martins Sípoli, com a arte hibrida “Curvas”, onde a artista mistura pintura, escultura e gravura, formando uma linguagem única de expressão da sua obra.

A IV Mostra de Artes Visuais contou com os artistas convidados como: Luciano Corbelini, Rosa Bruinjé (in Memorian), Alex Oliver, Ailime Huckembeck e Maria Cândida, que apresentaram suas obras nas diversas técnicas como: desenho, pintura, escultura e uma instalação performática.

Artistas Participantes

Angelina Ferreira Rodrigues

Cesar Alves

Felipe Maciel

Grupo Espaço de Artes Alex Oliver

Helena Oliveira

Hosana Freitas

Jader Chemim

Jaqueline Anselmi

Lucas Ferreira Rodrigues

Marcel Zanardini

Marlene de Oliveira

Reinaldo Fabianovicz

RVedita

Taisa Bochi Conte

Valeria Martins Sípoli